Educação Matemática e Linguagem de Programação


 

 

O que você encontrará aqui:

  • Breve contexto da pesquisa 'Educação Matemática e l inguagens de programação: um levantamento de artigos sobre a Educação Básica' escrita por Bianca Alves Pereira, Marcos Roberto Ligori-Filho e Sabrina Alves Pereira
  • Recorte de alguns dados obtidos com essa pesquisa

  •  

Breve contexto do artigo 'Educação Matemática e linguagens de programação: um levantamento de artigos sobre a Educação Básica'

 O Pensamento Computacional é um processo cognitivo que aparece na resolução de problemas e está conectado a quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.

Brackmann (2017)e Code.Org (2016) explicam que oprocesso inicia com a decomposição de um problema complexo em problemas menores e gerenciáveis que podem ser examinados individualmente, considerando como problemas semelhantes foram resolvidos anteriormente em busca de reconhecer padrões.

Com objetivo de abstrair informações, ou seja, focando em informações importantes. E por fim, desenvolver algoritmos simples, visando resolver cada um dos problemas menores, possibilitando assim, resolver o problema maior.

Este tema também é ressaltado na Base Nacional Comum Curricular, dada sua importância para o aprendizado dos estudantes: “o pensamento computacional envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” (BRASIL, 2018, p. 475), computacionais ou não.

Dentre as tecnologias digitais que apresentam potencial para o desenvolvimento do pensamento computacional em âmbito educacional encontram-se as plataformas de programação.

Neste contexto, foi realizado um levantamento de literatura, com o objetivo de identificar e sistematizar artigos publicados no período de 2016 a 2021 acerca de fatores associados à integração de linguagens de programação no estudo de conteúdos da matemática da Educação Básica.

Foi realizado um levantamento de artigos científicos, resultando em um corpus de 20 artigos. As análises mostraram que as estratégias de conexão entre programação e matemática podem ser adotadas em todos os níveis do Ensino Fundamental e Médio, desenvolvendo o pensamento dos estudantes. Os conteúdos de matemática abordados incluem números, álgebra, geometria e grandezas e medidas. O estudo busca contribuir coletando conhecimentos produzidos e apresentando características centrais dos artigos para possíveis alternativas para pesquisa e ensino.

Recorte de alguns dados obtidos com essa pesquisa

Informações

quadro com informações sobre a linguagem de programação

Fonte: PEREIRA; LIGORI-FILHO, PEREIRA (2022, p. 101).

Exemplos

quadro com exemplos de linguagem de programação

Fonte: PEREIRA; LIGORI-FILHO, PEREIRA (2022, p. 101).

Nuvem de palavras criada a partir dos títulos das produções científicas

núvem de palavras de termos relevantes dos títulos dos artigos selecionados

Fonte: PEREIRA; LIGORI-FILHO, PEREIRA (2022, p. 101).

Aproveite a oportunidade de aprimorar seu ambiente de trabalho! Adquira um desktop de alta performance para apoiar seus estudos e trabalho. Clique aqui para comprar o seu desktop agora!

 

 

Referências

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Cinted da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CODE.ORG. Instructor Handbook: Code Studio Lesson Plans for Courses One, Two, and Three. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 2ª versão. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2018

Como citar:

Pereira, B. A., Ligori-Filho, M. R., & Pereira, S. A. . (2022). Educação Matemática e linguagens de programação: um levantamento de artigos sobre a Educação Básica. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(3), 94–116. Disponível em:< https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/58983>. Acesso em: 05 set. 2018.


Última atualização em: 07/08/2024